A equipe da cidade de Matosinhos, no norte de Portugal, tem apenas um título expressivo em seus 117 anos de história, a Taça de Portugal conquistada em 1960/61. Apesar disso, o Leixões Sport Club acaba de contratar o atacante Werton, jogador formado nas categorias de base do Flamengo.
Uma história de altos e baixos
Fundado em 1907, o Leixões estreou na primeira divisão do campeonato português na temporada 1936/37, terminando na última posição entre os oito participantes. Sua presença na elite do futebol português é considerada fortuita, com apenas 25 participações na primeira divisão e um quinto lugar como melhor colocação, em 1962/63.
As décadas de 1960 e 1970 marcam a melhor época do Leixões, com 18 temporadas seguidas na primeira divisão, entre 1959 e 1977. Além do título da Taça de Portugal em 1961, o clube chegou outras seis vezes às quartas de final e uma vez às semifinais da competição no período.
Novo alvo do Flamengo
O Leixões Sport Club é um novo alvo do Flamengo para uma possível parceria internacional. O clube disputa a segunda divisão de Portugal há 14 temporadas e já teve jogadores formados no Ninho do Urubu, como o zagueiro Gabriel Noga, que atuou pelo Leixões em 2024, e os meias Matheus Alves e Wendel, negociados em 2020.
Recentemente, o Flamengo emprestou o zagueiro Gabriel Noga ao Leixões e os clubes ainda negociam uma possível transferência definitiva, após o fim do vínculo, em junho. Além disso, o atacante Werton, que subiu este ano para os profissionais do Flamengo, foi negociado para o clube português.
Desafios atuais
Ano passado, o Leixões chegou a ser punido com a perda de um ponto antes mesmo do início da Série B portuguesa, por atrasos de pagamentos na campanha anterior, mas entrou com recurso e anulou a decisão. Em campo, não foi possível evitar nova temporada ruim, flertando pelo segundo ano seguido com a queda para a terceira divisão, com apenas sete vitórias em 34 jogos e terminando em 14º lugar, duas posições acima da zona de rebaixamento.
Possíveis parcerias
Apesar dos desafios, o Leixões Sport Club parece ter despertado o interesse do Flamengo para uma possível parceria internacional. Com jogadores formados no Ninho do Urubu atuando pelo clube português e negociações em andamento, como o empréstimo de Gabriel Noga e a contratação de Werton, a parceria entre as duas equipes pode se fortalecer no futuro.
Conclusão
O Leixões Sport Club, apesar de ter apenas um título expressivo em seus 117 anos de história, tem despertado o interesse do Flamengo para uma possível parceria internacional. Com a contratação de jogadores formados no Ninho do Urubu e negociações em andamento, a equipe portuguesa pode se tornar um novo alvo do clube carioca, buscando ampliar suas conexões no cenário futebolístico internacional.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores