O Campeonato Italiano 2024/25 está prestes a começar, e com ele, novidades em abundância para os fãs do futebol italiano.
Inter de Milão: o time a ser batido
A Internazionale, atual campeã da Série A italiana, mantém o trabalho de Simone Inzaghi e é a equipe a ser batida. Inzaghi começa sua quarta temporada na Inter de Milão buscando um bicampeonato consecutivo, o que não acontece desde 2020/21, quando a Juventus conquistou nove títulos em sequência. A Inter conta com a manutenção da base campeã e reforços como o meia Zielinski, do Napoli, e o atacante Mehdi Taremi, do Porto.
Juventus: reformulação e estilo de jogo
A Juventus, eneacampeã entre 2012 e 2021, busca reformular elenco e estilo de jogo com o técnico Thiago Motta. O ex-jogador, nascido no Brasil e naturalizado italiano, chega com moral na Juve, fazendo importantes movimentações no mercado, entre elas levando o volante Douglas Luiz, ex-Aston Villa, por R$ 310 milhões. A reformulação proposta pelo treinador inclui a saída de jogadores que já foram importantes para a equipe em outros momentos.
Milan: novo trabalho com Paulo Fonseca
O Milan é outro que aposta em um novo trabalho, com a chegada do treinador português Paulo Fonseca. O novo técnico da equipe comandou nas últimas duas temporadas o Lille, mas tem também no currículo passagens por Porto, Braga, Shakhtar Donetsk e Roma. Emerson Royal reforça o Rossonero e é mais uma das novidades brasileiras na Itália. Álvaro Morata, capitão da Espanha no título da Euro 2024, foi outra contratação da equipe.
Sobe e desce: Parma, Como e Venezia
No Campeonato italiano, a zona de rebaixamento é formada por três equipes. Na última temporada, foram rebaixados Salernitana, Sassuolo e Frosinone. Da Série B, conseguiram acesso o campeão Parma, além de Como e Venezia. O Parma viveu seus tempos áureos na década de 90, acumulando títulos importantes, como três Copas da Itália e duas Copas da Uefa. Venezia e Como são menos tradicionais, mas contam com ambiciosos proprietários e reforços importantes.
Olho neles: Napoli, Atalanta e Roma
Além dos reforços já citados acima, outras equipes se reforçam com jogadores importantes, que podem se destacar na temporada. O Napoli, campeão em 2022/23, que decepcionou na última campanha, se movimenta para voltar ao topo da Itália. A Atalanta, atual campeã da Liga Europa, também investe em reforços para a disputa da Champions. A Roma investiu pesado no ataque, contratando o artilheiro Dovbyk, do Girona, por 30 milhões de euros, e o meia-atacante Matías Soulé, da Juventus, por 25 milhões de euros.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores