Na última terça-feira, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, realizou uma coletiva de imprensa antes do jogo contra o Tottenham pela Copa da Liga Inglesa. Durante a entrevista, ele foi questionado sobre a premiação da Bola de Ouro e respondeu sobre vários assuntos, incluindo a ausência do Real Madrid na cerimônia, a vitória de Rodri como melhor jogador e a comparação com outras edições do prêmio.
A ausência do Real Madrid na cerimônia
Guardiola expressou sua opinião sobre a decisão do Real Madrid de não comparecer à cerimônia em Paris. Ele disse que não tem nada a dizer sobre a decisão do clube e que o Manchester City não está lá para julgar o que os outros clubes fazem. “Se não querem ir, não vão… se não querem parabenizar, não parabenizam. Tudo bem”, disse ele.
A vitória de Rodri como melhor jogador
Guardiola também falou sobre a vitória de Rodri como melhor jogador da Bola de Ouro. Ele disse que a decisão foi feita por jornalistas de todo o mundo e que não há nada a fazer além de aceitar o resultado. “É uma votação, tem que aceitar o resultado. É simples. Às vezes você gosta, às vezes não, mas não importa”, disse ele.
Ele também mencionou que Vini Jr. poderia ter sido o ganhador, assim como Erling Haaland também merecia em 2023. “Vinicius deveria ter vencido? Talvez, mas não foi o que aconteceu. São os jornalistas, e não um grupo de pessoas da elite que decidem o que fazer”, disse ele.
A comparação com outras edições do prêmio
Guardiola também relembrou a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Messi em edições passadas da Bola de Ouro. Ele disse que durante dez anos, apenas os dois jogadores levaram o troféu de melhor jogador, mas que Messi foi superior a CR7. “Cristiano era um monstro… e Messi era o pai desse monstro. Ambos fizeram algo incrível nos últimos 15 ou 20 anos”, disse ele.
Ele também mencionou que Xavi e Iniesta, que foram treinados por ele no Barcelona, também mereciam a Bola de Ouro. “Acho que o Rodri ontem ganhou o que o futebol espanhol merece mundialmente”, disse ele.
A reação do Manchester City
Guardiola disse que a vitória de Rodri é uma notícia incrível para o Manchester City e que todos estão muito felizes em fazer parte disso. “Nós nunca poderíamos imaginar anos atrás que um jogador receberia esse prêmio de prestígio, estamos muito felizes em fazer parte disso, em compartilhar isso com ele”, disse ele.
Ele também expressou sua esperança de que a vitória de Rodri possa dar a ele a energia para se recuperar bem para a próxima temporada e estar com o Manchester City novamente. “Espero que isso possa dar a ele essa energia para se recuperar bem para a próxima temporada e estar conosco novamente”, disse ele.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores