O investimento de celebridades no futebol europeu está em alta. Com o exemplo de Ryan Reynolds, Ed Sheeran e Asap Rocky, é claro que os artistas estão buscando uma nova plataforma para expandir sua visibilidade e lucratividade. Mas o que está por trás disso? Segundo especialistas em gestão esportiva, a opção por investir em esporte é uma forma de valorizar a própria celebridade e atrelar seu nome a algo popular.
Visibilidade e Lucratividade
A opinião de José Francisco Mansur, sócio da CSMV advogados, é que as celebridades buscam atrelar seus nomes a algo que tenha popularidade, como é o caso do futebol, em busca de uma repercussão positiva. Isso é conhecido como “Soft Power”, termo usado quando os países procuram vender uma boa imagem. O futebol é o esporte mais popular do mundo e oferece uma plataforma global que pode combinar entretenimento e negócios.
Os investimentos de artistas podem estar atrelados a um destaque de imagem, mas cabe ao clube também cuidar dos seus interesses. A visibilidade que os artistas buscam através do esporte não é só benéfica para as estrelas, mas também para os clubes. A junção da associação com famosos atrai diversos olhares, de quem já está inserido ou não no meio esportivo.
Aumento da Visibilidade e Novos Patrocinadores
Segundo Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da faculdade ESPM, a ampliação da visibilidade tem potencial de atração de novos fãs e novos patrocinadores. Isso é um resultado direto da associação com celebridades. Além disso, a notícia de um investimento de uma celebridade em um clube pode criar uma simpatia maior por ele.
O caso mais recente foi do namorado da Rihanna, Asap Rocky, que estaria interessado em comprar o Tranmere Rovers, clube que atualmente disputa a quarta divisão do Campeonato Inglês. O rapper faz parte de um grupo de investimentos e gostaria de adquirir 80% do clube. O valor giraria em torno de 15 milhões de libras.
Riscos e Rentabilidade
Como todo investimento, há um risco. Neste caso, tanto para o investidor como para o clube em questão. Mas o sócio da CCLA advogados, Cristiano Claús, assegura que é um perigo válido para os famosos. Segundo ele, o risco é proporcional à rentabilidade. Quanto maior é o risco, maior é a rentabilidade que ele vai ter.
Exemplos de Sucesso
O caso mais conhecido no meio do futebol é o do clube inglês Wrexham, que foi comprado pelo ator Ryan Reynolds e pelo Rob McElhenney. A compra atraiu olhares ao projeto e foi o ponto de partida para a mudança de rumo do time britânico. Com as novas ideias, o Wrexham conseguiu novos patrocinadores de porte global e teve um aumento na popularidade.
Além disso, o time britânico conseguiu mudar de patamar financeiro depois da chegada dos novos donos. Na primeira temporada completa após a compra, o Wrexham registrou um faturamento recorde de quase R$ 37 milhões. Dentro de campo, a equipe também mudou. O clube do País de Gales conquistou dois acessos seguidos no futebol inglês.
SAFs no Brasil
O fenômeno das SAFs no Brasil começou em 2021. Diversos clubes adquiriram a forma associativa para comandar o futebol. Assim como em muitos casos europeus, a maioria para tentar recuperar o lado financeiro. No entanto, o investimento de celebridades e as SAFs têm suas diferenças, uma das quais é estar em estágio inicial.
Os especialistas concordam que a SAF no Brasil também deve passar pelo mesmo processo. Artistas já procuram de alguma forma conhecer um pouco do estilo de investimento no esporte. Segundo o advogado José Francisco Mansur, é claro que vai ter um momento em que celebridades, inclusive internacionais, vão começar a se interessar por fazer investimentos em clubes de futebol no Brasil.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores