O projeto do estádio do Flamengo está tomando forma e promete ser um dos mais impressionantes do Brasil e do mundo. Com um custo de quase R$ 2 bilhões e previsão de receita de R$ 2,5 bilhões, o estádio será um verdadeiro marco para o futebol brasileiro.
O tamanho do projeto
O estádio terá 60 metros de altura, o que o tornará um dos maiores do Brasil e do mundo. Para se ter uma ideia, a altura do estádio será equivalente a um prédio de 20 andares. Além disso, o projeto prevê um estádio mais vertical, o que significa que a cadeira mais distante do novo estádio será pelo menos 10% mais próxima que no Maracanã.
Comparação com outros estádios
O estádio do Flamengo será mais alto que outros imponentes e tradicionais palcos do futebol mundial, como o Maracanã (32m), o Santiago Bernabéu (45m) e o Camp Nou (48m). Além disso, o projeto rubro-negro supera também a altura da Allianz Arena (52m) e do Signal Iduna Park (40m).
No Brasil, apenas dois estádios possuem a altura superior a 60m: o Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com 70 metros de altura, e o Mané Garrincha, com 62 metros. O Allianz Parque, do Palmeiras, é quem chega mais próximo do projeto rubro-negro, com 57 metros.
O olho na NFL
O estádio do Flamengo será construído com um olho na National Football League (NFL), que é a liga de futebol americano dos Estados Unidos. O tamanho dos vestiários serão maiores para poder receber possíveis jogos da competição, uma vez que cada time de futebol americano conta com 46 jogadores, entre titulares e reservas.
A NFL tem se aproximado cada vez mais do Brasil e nesse ano realizou o seu primeiro jogo oficial no país, na vitória do Philadelphia Eagles sobre o Green Bay Packers em setembro, em partida disputada na Neo Química Arena. A liga americana já confirmou o plano de voltar ao país em 2025.
Detalhes do projeto
O campo será 5 metros acima do nível do mar e o assento mais alto ficará a 45 metros acima do nível do campo, com um ângulo de 34%. Além disso, a menor distância entre a cadeira e o campo será de 6,81m e a maior distância será de 190 metros.
O vestiário rubro-negro será redondo e projetado para atender às necessidades dos jogadores de futebol americano. A futura casa do Flamengo promete ser um local impressionante para os fãs do futebol e do futebol americano.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores