Com a antecipação do Campeonato Paulista para o dia 15 de janeiro, o São Paulo terá de lidar com dois cenários possíveis: um com classificação direta para a Libertadores e outro com vaga na fase prévia do torneio. De acordo com o presidente Júlio Casares, o clube está preparado para enfrentar esses desafios e garantir o sucesso em ambos os cenários.
Preparação para o Campeonato Paulista
O São Paulo confirmou sua presença na FC Series, nos Estados Unidos, apesar da antecipação do início do Campeonato Paulista. O presidente Júlio Casares garantiu que o clube colocará em campo seus titulares e que a diretoria está trabalhando para conciliar a pré-temporada nos EUA com o início do Campeonato Paulista.
O regulamento de 2025 prevê a inscrição de 30 jogadores na lista A, quatro a mais do que nos últimos anos. Além disso, é possível escalar até 10 jogadores ao mesmo tempo da Lista B, composta por jovens da base. Isso permitirá ao São Paulo ter uma equipe forte e competitiva para o Campeonato Paulista.
Cenários possíveis para o São Paulo
Se o São Paulo conseguir classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, o clube poderá adiar uma rodada e jogar no dia 19. No entanto, se não conseguir essa classificação, o clube terá de pensar em uma outra alternativa para a pré-temporada.
De acordo com o presidente Júlio Casares, o São Paulo está preparado para lidar com ambos os cenários. “Não existe a possibilidade de iniciar o Paulistão com reservas. O São Paulo vai jogar com o que tiver de melhor”, disse ele.
Mudanças nas regras de inscrições de atletas
O presidente Júlio Casares destacou mudanças nas regras de inscrições de atletas para o próximo Campeonato Paulista. “O São Paulo conseguiu essa alternativa, graças ao entendimento dos presidentes, da Federação, de clubes. Vamos inscrever até 30 atletas, aumentamos um pouco a lista B. Houve uma compreensão”, disse ele.
Essas mudanças permitirão ao São Paulo ter uma equipe mais forte e competitiva para o Campeonato Paulista. Além disso, elas também permitirão que o clube tenha mais opções para a pré-temporada e para o torneio.
Ambiguidade na CBF sobre vagas na Libertadores
O presidente Júlio Casares também foi questionado sobre a possibilidade de os brasileiros não terem mais vagas na fase preliminar da Libertadores, apenas na fase de grupos. Ele ressaltou que a regra deve ser respeitada e que os clubes que estão disputando a Pré-Libertadores devem ter a chance de competir.
“Regra posta é regra posta. Se tem a previsão de Pré-Libertadores, você não pode suprimir. Você pode suprimir para o outro ano. É esse tipo de coisa que não entendemos”, disse ele.
Em resumo, o São Paulo está preparado para enfrentar os desafios do Campeonato Paulista e da pré-temporada nos EUA. Com as mudanças nas regras de inscrições de atletas e a preparação da equipe, o clube está confiante em seu sucesso em ambos os cenários.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores