O Fluminense se encontra em uma situação delicada no Campeonato Brasileiro, lutando para permanecer na Série A. Com apenas cinco jogos restantes para o fim da competição, o clube precisa garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro. No entanto, a indefinição sobre o futuro do time é grande, e a diretoria não tem definição sobre quem será o treinador para a próxima temporada.
O calendário de 2025 e suas implicações
O calendário de 2025 foi anunciado recentemente, e as mudanças trazem desafios para o Fluminense. Com o início dos estaduais em 12 de janeiro e o final em 26 de março, o clube terá um tempo curto para montar o planejamento para a próxima temporada. Além disso, o Campeonato Brasileiro de 2024 acaba em 8 de dezembro, e o clube precisa dar 30 dias de férias ao elenco, o que atrasará ainda mais o planejamento.
A luta para permanecer na Série A e as indefinições
A diretoria tricolor já se manifestou publicamente que só irá definir quem fica, quem sai ou chega quando souber se a equipe fica na Série A. Em caso de rebaixamento, o orçamento será bem menor, o que afetará a capacidade do clube de contratar jogadores e montar um time competitivo. Além disso, o Fluminense também irá disputar o Mundial de Clubes no meio do ano, o que aumenta a pressão para montar um time forte.
O futuro de Mano Menezes e os jogadores em reta final de contrato
Mano Menezes tem contrato até dezembro, mas chegou ao clube com a perspectiva de seguir em 2025 em caso de permanência na Série A. Existe um desejo pela continuidade do trabalho, mas as últimas rodadas do Brasileirão é que vão definir os rumos de tudo. Além disso, o Fluminense tem ainda cinco jogadores em reta final de contrato: Manoel, Felipe Melo, Diogo Barbosa, Jan Lucumí e Marquinhos. A diretoria precisa definir se irá renovar os contratos desses jogadores ou se irá buscá-los no mercado.
O planejamento para 2025 e a utilização da base
Uma ideia para 2025 é dar mais oportunidades para jovens de Xerém. Protagonistas no título do Brasileirão sub-17, Riquelme Felipe e Isaque foram chamados para treinar no CT Carlos Castilho após a conquista. Neste momento, a dupla está treinando com a seleção brasileira sub-20, que se prepara para o Sul-Americano em janeiro de 2025. A ideia é ter a dupla no estadual, além do volante Wallace Davi, que também foi campeão e chegou a ser relacionado para o jogo contra o Vitória pelo Brasileirão deste ano. Matheus Reis também deve ser mais aproveitado.
Com o pouco tempo entre as férias do elenco principal e o início do estadual, usar a base deve ser uma das alternativas para o Flu no Carioca. Faltando cinco jogos para o fim do Brasileirão, o Fluminense pode antecipar o planejamento caso consiga antecipar matematicamente a permanência na Série A.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores