O Real Madrid está no centro de uma polêmica envolvendo a Bola de Ouro, prêmio que elege o melhor jogador do mundo. A equipe merengue liderou o projeto da Superliga Europeia, que visava derrubar a Champions League, e agora está sofrendo as consequências. A briga política entre o clube e a UEFA está mais intensa do que nunca, e o PSG parece estar do lado da UEFA nessa disputa.
A Superliga Europeia e a origem da briga
A Superliga Europeia foi um projeto liderado pelo Real Madrid que visava criar um torneio continental que rivalizasse com a Champions League. No entanto, o projeto foi muito mal recebido pelo público e acabou não sendo concretizado. Desde então, a relação entre o Real Madrid e a UEFA está abalada, com direito a alfinetadas públicas do presidente da entidade.
A Bola de Ouro e a polêmica
Até o início do dia da entrega da Bola de Ouro 2024, havia um amplo favoritismo para Vini Jr., jogador do Real Madrid. No entanto, horas antes da cerimônia, a informação de que os representantes do Real Madrid não viajariam a Paris surgiu, e a equipe merengue decidiu boicotar a cerimônia. O clube alegou que sofria uma “falta de respeito” na premiação, que pela primeira vez foi organizada em parceria com a UEFA.
O papel do PSG na polêmica
O Paris Saint-Germain parece estar do lado da UEFA nessa disputa. O presidente do clube francês, Nasser Al-Khelaifi, chegou a criticar o Real Madrid publicamente pela comemoração do título da Champions League, em 2022. Além disso, o jornalista Alberto Ortega levantou a suspeita de que o influente mandatário do clube francês teria pressionado a France Football de não premiar um jogador do Real Madrid como melhor do mundo.
O boicote do Real Madrid
Segundo o Marca, o Real Madrid conquistou dois prêmios na cerimônia, e ninguém esteve presente para recebê-los. Carlo Ancelotti foi eleito o melhor técnico no futebol masculino, e a própria equipe merengue foi o vencedor na categoria de clube no futebol masculino. A organização da Bola de Ouro soube pela imprensa da decisão do clube de boicotar a cerimônia e se surpreendeu.
A reação da UEFA e do PSG
A UEFA e o PSG parecem estar unidos nessa disputa. O editor-chefe da France Football, Vincent Garcia, garantiu que o segredo foi bem guardado e que a emoção que Rodri sentiu no palco foi a melhor resposta. No entanto, o Real Madrid alega que sofria uma “falta de respeito” na premiação e que a UEFA não respeita o clube.
A briga política entre o Real Madrid e a UEFA está mais intensa do que nunca, e o PSG parece estar do lado da UEFA nessa disputa. A Bola de Ouro foi apenas o estopim para uma polêmica que envolve muito mais do que apenas um prêmio. A Superliga Europeia e a rivalidade entre os clubes estão no centro da disputa, e é difícil prever como isso tudo vai acabar.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores