O técnico Luis Zubeldía tem contrato com o São Paulo até o fim de 2025, mas seu futuro no clube ainda não está garantido. Embora ele tenha um desempenho bom no comando do Tricolor, com 22 vitórias, dez empates e nove derrotas em 41 partidas, a direção do clube não garantiu sua permanência no ano que vem.
O presidente Julio Casares elogiou o trabalho de Zubeldía, mas não quis falar sobre o futuro do técnico. “Eu não gosto de pensar muito à frente, às vezes vem uma seleção, faz um convite e ele vai embora”, disse Casares. “Eu disse a ele que seu trabalho, por enquanto, está sendo muito bom, e fizemos planejamento para os nove jogos, foi antes do jogo contra o Cuiabá. Embora o futebol seja dinâmico, vamos trabalhar semana a semana, jogo a jogo.”
Desempenho de Zubeldía no São Paulo
Desde abril, Zubeldía e sua comissão técnica comandaram o São Paulo em 41 partidas, com o técnico no banco em 35 e seus auxiliares em outras cinco, nos jogos em que ele cumpriu suspensão. Com 22 vitórias, dez empates e nove derrotas, a comissão apresenta aproveitamento de 61,7%. Embora tenha sido eliminado na Copa do Brasil e na Conmebol Libertadores, nas quartas de final das duas competições, Zubeldía tem respaldo dos torcedores e é considerado um dos melhores técnicos do Brasil.
No entanto, algumas decisões de Zubeldía foram contestadas, como a demora em fazer substituições na derrota para o Atlético-MG, na Copa do Brasil. A comissão técnica também foi criticada por não ter escalado força máxima em algumas partidas, o que desagradou aos dirigentes do clube.
Relações com a direção do São Paulo
As relações entre Zubeldía e a direção do São Paulo são consideradas boas. O técnico falou sobre a relação com os dirigentes: “Os dirigentes sempre vão aos treinos, estão todos os dias, veem os treinamentos, e mantêm uma distância normal, boa, comigo, com os jogadores. Não precisam falar sempre, eu gosto a distância. Eu gosto de processar o momento do time. Eu não posso mexer em outras situações. Estou focado no que posso fazer, nada mais.”
No entanto, os torcedores do São Paulo temem pela relação entre a direção do clube e o técnico, principalmente pela falta de apoio público depois das eliminações nas duas copas e ausência de garantia de permanência em 2025.
O mercado e o futuro de Zubeldía
O mercado de transferências também é um fator que pode influenciar o futuro de Zubeldía no São Paulo. O técnico já foi procurado pelo Boca Juniors e pela seleção do Equador, mas decidiu permanecer no clube. No entanto, o São Paulo acredita que pode haver assédio de outras equipes, novamente, ao fim da atual temporada. E, sem condições financeiras de fazer grandes promessas a Zubeldía, pode perdê-lo.
Enquanto isso, Zubeldía continua a trabalhar no São Paulo, focado em conquistar o melhor resultado possível no Campeonato Brasileiro. O técnico falou sobre o objetivo do clube: “O São Paulo faz todo o esforço possível para que o nosso torcedor tenha um espetáculo em campo, onde sempre me trataram muito bem. Tenho um feeling muito bom com eles, porque os jogadores se entregam ao máximo. No ano passado foram muito bem. E esse é um bom ano. Estamos fechando bem para entregar esse prêmio de um bom ano para o torcedor.”
Conclusão
O futuro de Zubeldía no São Paulo ainda é incerto. Embora ele tenha um desempenho bom no comando do clube, a direção não garantiu sua permanência no ano que vem. As relações entre o técnico e a direção são consideradas boas, mas o mercado de transferências pode influenciar o futuro de Zubeldía. Enquanto isso, o técnico continua a trabalhar no São Paulo, focado em conquistar o melhor resultado possível no Campeonato Brasileiro.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores