Uma decisão surpreendente da diretoria e da comissão técnica do Corinthians fez com que o jovem atacante Giovane fosse deixado de fora da partida contra o Racing, na última quinta-feira. A justificativa para essa decisão foi a falta de renovação contratual do jogador, que tem vínculo com o clube até julho de 2025.
A falta de renovação contratual
A decisão de não relacionar Giovane foi tomada após o atacante recuar na negociação para prorrogar o vínculo com o Corinthians. Anteriormente, ele havia sinalizado que aceitaria a última oferta recebida pelo clube. No entanto, a mudança de postura do jogador fez com que a diretoria e a comissão técnica decidissem não utilizá-lo enquanto não houver um acordo para a renovação do contrato.
Essa decisão não é apenas uma questão de Giovane, pois outros dois jogadores do Corinthians, o zagueiro Caetano e o meia Matheus Araújo, também estão com vínculos que expiram no final do ano e não devem permanecer no clube. A postura do treinador Ramón Díaz é clara: os jogadores precisam ser gratos ao clube e comprometidos com a equipe.
A postura do treinador
O treinador Ramón Díaz foi claro ao afirmar que os jogadores precisam ser gratos ao clube e comprometidos com a equipe. “Eu sou um treinador que esclareço muito bem as coisas. Giovane não quer assinar contrato com Corinthians. Eles fizeram proposta, o gerente fala que não quer assinar contrato, e eu acredito que um jogador tem que ser grato ao clube, como há outros dois jovens também que não querem assinar. Vamos terminar os assuntos ou eles assinam ou certamente não serão capazes de jogar, porque precisamos de jogadores que estão comprometidos, e eles têm que ser gratos”, disse o treinador.
O sonho de atuar no exterior
Além da falta de renovação contratual, Giovane também tem o sonho de atuar no exterior. Recentemente, ele se afastou do antigo empresário, Rafael Brandino, e se aproximou de um agente italiano, que tem prometido a ele uma transferência para a Europa. Caso espere até o meio de 2025, Giovane poderá sair livre e, assim, embolsar mais dinheiro em luvas (premiação pela assinatura do contrato).
Na última janela de transferências, Giovane recebeu uma proposta do Hellas Verona, da Itália, mas o Corinthians recusou. O jovem jogador também tem a preocupação de garantir um bom contrato, que lhe renda independência financeira. Em maio deste ano, ele se tornou pai pela primeira vez, o que aumentou a preocupação dele com o futuro.
O futuro de Giovane no Corinthians
Apesar da falta de acordo e do atrito nos últimos dias, Giovane é elogiado internamente por seu comportamento. Tecnicamente, o atleta também agrada ao presidente Augusto Melo, que ainda tem esperanças de renovar o contrato. Inicialmente, o atacante chegou à base alvinegra por empréstimo e, após se destacar, foi comprado do Capivariano em 2022 por R$ 3 milhões. O Corinthians ficou com 65% dos direitos econômicos dele.
Pelo profissional do Timão, Giovane tem 46 partidas e quatro gols – três deles marcados nesta temporada. Agora, resta saber se o jovem atacante irá renovar o contrato com o Corinthians ou se irá em busca de novos desafios no exterior.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores