O duelo entre Atlético-MG e Flamengo, pela final da Copa do Brasil, está gerando controvérsias antes mesmo de a bola rolar. O presidente do Galo, Sérgio Coelho, está pedindo “jogo limpo” e solicitando o uso de tecnologia de impedimento semiautomático nos jogos contra o Flamengo.
A tecnologia de impedimento semiautomático
A tecnologia de impedimento semiautomático é um sistema complexo que utiliza câmeras e sinais para detectar se um jogador está em posição ilegal. Ele é intitulado de “semiautomático” porque utiliza o recurso tecnológico para desenvolver uma recriação em 3D, que é apresentada aos juízes para que seja definido o veredito do lance. Essa tecnologia foi utilizada na Copa do Mundo do Catar, em 2022, e também é utilizada nas principais ligas europeias.
Segundo Sérgio Coelho, a Arena MRV e o Maracanã têm condições de receber esse equipamento. “O jogo tem que ser limpo e não sujo como foi no passado”, disse ele. “Até mesmo os flamenguistas que presenciaram a ladroagem na final do Brasileirão de 1980 no Maracanã e no histórico jogo pela Libertadores de 1981 no Serra Dourada, têm vergonha dos fatos.”
Polêmicas passadas entre as equipes
O Galo e o Flamengo têm uma história de polêmicas passadas. Em 2022, pela Copa do Brasil, o Galo foi eliminado nas oitavas de final após perder no Maracanã por 2 a 0, com um gol polêmico. Outro lance reclamado pelo presidente alvinegro é o atrito entre Hulk e o árbitro Anderson Daronco, na partida contra o São Paulo.
“Em 2022, pela Copa do Brasil, no Maracanã, o juiz deu um gol a favor do Flamengo que até hoje, nem mesmo com a ajuda da tecnologia, houve uma conclusão que a bola entrasse”, disse Sérgio Coelho. “Só o juiz viu, até parece que ele tem olho mágico. Nenhum mortal conseguiu ver.”
A importância da arbitragem justa
Para Sérgio Coelho, é fundamental que a arbitragem seja justa e imparcial. “É prudente e lógico que a comissão de arbitragem tem que escalar os melhores árbitros e não aqueles que sempre nos prejudicam”, disse ele. “Eles são considerados ‘persona non grata’ nos nossos jogos, entre eles estão os irmãos Sampaio e aquele que ameaçou o Hulk.”
Os jogos das finais da Copa do Brasil deste ano serão nos dias 3 e 10 de novembro. A CBF ainda vai sortear os mandos de campo. O Galo espera que a tecnologia de impedimento semiautomático seja utilizada nos jogos para garantir um resultado justo e limpo.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores