A seleção argentina acaba de convocar um novo talento para a equipe principal do país. Nico Paz, meio-campista do Como, da Itália, fará sua estreia pela seleção sul-americana. Com apenas 20 anos, o jovem jogador já tem uma carreira promissora e uma ligação forte com o futebol.
A origem do talento
Nico Paz nasceu na Espanha, mas seu pai, Pablo Paz, era um jogador argentino que defendeu a seleção do país em 14 ocasiões, incluindo a Copa do Mundo de 1998. A ligação de Nico com o futebol é de sangue, e ele cresceu cercado pelo esporte. Na época em que Nico nasceu, seu pai jogava pelo Lugo, mas o filho nasceu em Tenerife, cidade em que Pablo atuou por seis anos.
Nico cresceu em Tenerife e começou a jogar futebol na base do clube local. Em 2016, aos 12 anos, ele se destacou como artilheiro e melhor jogador da região. Foi então que o Real Madrid o contratou para integrar sua base.
O caminho para o sucesso
No Real Madrid, Nico começou como defensor, mas logo se destacou como meio-campista. A estreia pelo time B do clube espanhol chegou em janeiro de 2022, aos 17 anos. O jovem jogador impressionou o técnico Carlo Ancelotti e logo se tornou uma peça importante da equipe.
Em novembro de 2023, Paz estreou pelo time principal do Real Madrid, entrando em campo na vitória contra o Braga por 3 a 0. O primeiro gol chegou duas partidas depois, quando Nico marcou o terceiro do clube espanhol na vitória por 4 a 2 contra o Napoli.
Um novo desafio
Depois do primeiro gol, Nico Paz atuou em apenas mais três jogos pelo Real Madrid. O jogador foi liberado para procurar uma nova equipe e, em seguida, foi contratado pelo Como, da Itália, que adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador por 6 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões na cotação atual).
Pelo Como, Paz atuou em seis partidas na temporada, dando assistências nas vitórias por 3 a 2 contra Atalanta e Hellas Verona. Apesar de ainda não ter marcado, o meio-campista já mostrou seu potencial na equipe treinada por Cesc Fàbregas.
A convocação para a seleção argentina
Nico Paz já havia vestido a camisa da Argentina durante a base, mas também era cotado para jogar profissionalmente pela Espanha, onde nasceu. No entanto, o jogador decidiu representar a Argentina, país que o representa mais por sua cultura e estilo de vida.
“Nasci na Espanha e amo os dois países. Ao final, decidi representar a Argentina. É o que mais me representa por como é o país, por como se vive o futebol e também por meu pai”, disse Paz.
A Argentina enfrenta a Venezuela na quinta-feira às 18h pela 9ª rodada das Eliminatórias. Atual campeão do mundo, o país é líder com 18 pontos e buscará manter a liderança com a ajuda de Nico Paz.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores