A semifinal da Copa do Brasil de 2024 promete ser um confronto emocionante entre dois times históricos do futebol brasileiro: o Atlético-MG e o Vasco. Para Eder Luis, ex-jogador que defendeu ambas as equipes, a decisão é especial, mas seu coração pesa mais para o lado do Vasco. Com uma carreira repleta de conquistas, Eder Luis compartilha suas lembranças e expectativas para o confronto.
A carreira de Eder Luis
Eder Luis começou sua carreira no Comercial-SP, aos 14 anos, e foi captado pelo Atlético-MG após se destacar em um clássico local. A estreia no profissional aconteceu em 2005, e no ano seguinte, ele foi integrado de vez ao elenco e se destacou na conquista da Série B. “O Atlético-MG abriu as portas para mim, foi onde eu tive a oportunidade de desenvolver meu sonho”, relembra Eder. Ele também conquistou o título da Copa do Brasil com o Vasco em 2011 e foi campeão brasileiro com o São Paulo em 2008.
A paixão pelo Vasco
Apesar de ter jogado sete anos no Vasco e ter conquistado títulos importantes, Eder Luis admite que sua paixão pelo clube carioca é maior. “Por ter jogado sete anos no Vasco, o Atlético que me perdoe, hoje minha torcida é mais para o Vasco. Não diminui meu carinho pelo Atlético, mas, se pesar, o Atlético teve muitos ídolos depois que eu saí. No Vasco não, eu marquei com um título que a torcida tanto esperava. Acredito que sou mais ídolo no Vasco, então minha torcida é para eles”, explica.
A vida após o futebol
Depois de se aposentar em 2020, Eder Luis voltou para as origens e se tornou agricultor na cidade do Triângulo Mineiro. Ele divide os dias entre a cidade e a roça, onde trabalha com plantação de soja. Embora goste do sossego, Eder Luis sente falta de momentos como o que os jogadores de Atlético-MG e Vasco vão vivenciar na semifinal da Copa do Brasil. “Independentemente da pressão que tem, é uma profissão privilegiada. Eu sinto falta. Está aí o Vasco, vivendo esse ano com uma pressão danada, quem não queria estar agora participando dessa semifinal?”, questiona.
A expectativa para a semifinal
Eder Luis vê semelhanças entre a campanha do Vasco na temporada e o caminho que traçou em 2011. A diferença, na visão dele, é que o clube está mais organizado. “Todo mundo vai falar que o Atlético é favorito, se for pensar nas contratações, é um clube mais estabilizado. O Vasco melhorou com o Pedrinho, é uma pessoa muito séria, coerente com o que tem que ser feito, conhece bem o futebol, não está ali só por ser ídolo. Torço para que ele ganhe esse campeonato para que as coisas fluam mais facilmente”, afirma. Ele também acredita que o segundo jogo, em casa, será “bonito de ver”, pois o São Januário é um “caldeirão” que favorece o Vasco em momentos decisivos.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores