Em meio à controvérsia sobre a mudança de datas da semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo se manifestou publicamente para esclarecer os fatos e defender a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A mudança de datas tem gerado reclamações de Corinthians e Vasco, que se sentem prejudicados com a alteração.
A inversão da data base das partidas
De acordo com o Flamengo, a inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro foi necessária para garantir o equilíbrio das competições e a isonomia entre os participantes. Com a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil.
Essa mudança não apenas privilegia o equilíbrio das competições como também garante um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.
As críticas de Corinthians e Vasco
No entanto, Corinthians e Vasco se sentiram lesados com a mudança de datas e decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a decisão da CBF. Segundo o Flamengo, esses clubes não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos.
Além disso, o Flamengo afirma que os pedidos direcionados ao STJD são improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024, ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes.
A discricionariedade da CBF
De acordo com o Flamengo, a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. Além disso, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), como aconteceu.
A CBF, em ofício direcionado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, motivou a inversão da tabela por força de alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em face das competições nacionais.
A decisão tomada pela CBF
Em resumo, a CBF tomou a decisão de inverter a data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro para garantir o equilíbrio das competições e a isonomia entre os participantes. Além disso, a CBF questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação.
Diante disso, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores