Em um jogo que contou com muitas emoções, o Vasco da Gama conquistou um empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro no Mineirão. Apesar de ter sido um resultado que não foi o esperado, o time de Rafael Paiva mostrou evolução em relação aos últimos jogos. Nos últimos oito jogos, o Vasco vinha fazendo um primeiro tempo abaixo e uma etapa final consideravelmente melhor, mas contra o Cruzeiro, foi o inverso que aconteceu.
Mudanças no time titular
Rafael Paiva fez cinco mudanças no time titular em relação ao último domingo. João Victor entrou no lugar de Maicon, Puma entrou no lugar de Paulo Henrique, Mateus Carvalho entrou no lugar de Sforza, Coutinho entrou no lugar de Payet e Emerson Rodríguez entrou no lugar de Rayan. Essas mudanças foram fundamentais para a melhora do time no primeiro tempo.
Primeiro tempo
No primeiro tempo, o Vasco foi superior ao Cruzeiro. Com João Victor e Léo na zaga, o time ganhou velocidade e qualidade na saída de bola, enquanto Hugo e Cocão deram mais saúde ao meio de campo. Emerson ofereceu uma recomposição melhor defensiva, um problema que os pontas do Vasco vinham tendo nos jogos. O Vasco pressionou a equipe mandante e controlou boa parte do primeiro tempo, principalmente após os 20 primeiros minutos. Em um lance de oportunismo e insistência, Vegetti abriu o placar.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Vasco voltou desligado do jogo. O gol aos 13 minutos confirma a tese. Emerson Rodríguez não deu combate em Barreal, e o ala argentino teve todo o espaço do mundo para cruzar na cabeça de Zé Ivaldo, que não foi ameaçado no alto por Lucas Piton. Rafael Paiva fez as substituições que havia planejado, mas o Vasco ficou mais fraco no meio de campo.
Erros e lesões
Antes mesmo de sofrer o gol, o Vasco entregou duas vezes a bola nos pés do Cruzeiro em saídas de jogo, uma vez com Léo e outra com Mateus Carvalho. Com o volante, a dose se repetiu. Erro no domínio do jovem, que chegou atrasado para dar o bote e pisou em Matheus Henrique, assumindo o risco de levar um cartão vermelho — que foi aplicado. Além disso, a lesão de David preocupa porque a ponta esquerda ganha um ponto de interrogação assim como a ponta direita também tem no time titular.
Conclusão
Apesar do empate em 1 a 1, o Vasco mostrou evolução em relação aos últimos jogos. O time demonstrou que pode começar bem as partidas e somou um ponto importante no Brasileirão. Mas o foco agora é na Copa do Brasil, e é fundamental construir um resultado na Arena MRV que deixe o Vasco em boas condições de resolver a vaga na final em São Januário. A equipe terá que estar concentrada nos 90 minutos, sem erros bobos que possam ser determinantes.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores