O Vasco da Gama está passando por um processo de transformação e renovação, com o objetivo de resgatar a essência do clube. Um dos principais responsáveis por esse processo é o diretor técnico Felipe, conhecido como “Maestro”. Ele foi anunciado no cargo em junho e já completou três meses de trabalho. Mas, muitos torcedores ainda desconhecem o que ele faz na prática e quais são suas atribuições no dia a dia do clube.
O papel de Felipe no Vasco
Felipe é um cara muito importante no Vasco, segundo o presidente Pedrinho. Ele está presente no dia a dia do clube, trabalhando em estreita colaboração com o treinador Rafael Paiva e o gerente de futebol Marcelo Sant’Anna. Sua função é auxiliar jogadores e comissão em parâmetros técnicos e táticos, embora a decisão sobre quem escalar ou qual estratégia adotar em uma determinada partida seja sempre do treinador.
Felipe bate ponto no Centro de Treinamento Moacyr Barbosa e participa de todos os treinos. Ele também é responsável por avaliar a performance dos jogadores e fornecer feedback construtivo. Além disso, ele trabalha em estreita colaboração com o departamento de análise de dados do clube, para identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para superar os adversários.
A relação de Felipe com os jogadores
Felipe é conhecido por ser um cara que procura enxergar o todo e busca de alguma forma contribuir para melhorar o desempenho do futebol. Ele tem uma relação muito próxima com os jogadores, especialmente os mais velhos, como Vegetti e Léo Jardim. Ele também é muito respeitado pelos jogadores mais novos, como Rayan, que tem sido beneficiado pela atenção e pelo voto de confiança dado por Felipe.
Felipe não é de discursar no vestiário, mas prefere ter conversas particulares com jogadores, quando aproveita para dar um conselho de posicionamento, puxa a orelha sobre uma tomada de decisão ou sugere o que deve ser feito em determinado momento de uma partida.
A presença de Felipe nos jogos
Em dias de jogos, Felipe participa de toda preleção no vestiário e troca as últimas informações com jogadores. Ele também assiste às partidas na sala reservada aos analistas do clube e mantém um canal de comunicação com a comissão técnica.
Além disso, Felipe é muito ativo no mercado de transferências, trabalhando em estreita colaboração com o executivo de futebol Marcelo Sant’Anna. Ele faz contato com empresários e jogadores, sempre sondando as condições pessoais, técnicas e táticas do potencial reforço.
O futuro de Felipe no Vasco
Felipe é um cara muito forte no dia a dia do Vasco, segundo o presidente Pedrinho. Ele tem uma relação ótima com os jogadores e é muito respeitado pelo grupo. Além disso, ele tem uma grande capacidade de entender o jogo e contribuir para melhorar o desempenho do futebol.
Com três meses de trabalho no Vasco, Felipe já mostrou ser um valioso membro da equipe. Ele é um cara que procura enxergar o todo e busca de alguma forma contribuir para melhorar o desempenho do futebol. É provável que ele continue a ser um peça fundamental na estratégia do clube nos próximos meses.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores