A expectativa é grande no Grêmio enquanto o clube aguarda a resposta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o recurso do técnico Renato Portaluppi. O treinador foi punido com quatro jogos de suspensão por ter retirado todo o banco de reservas para o vestiário antes do fim da derrota para o Bahia, em abril, e agora o clube confia em sua liberação para o jogo contra o Bragantino no domingo.
O Caso de Renato
A situação de Renato é um dos principais focos de atenção do Grêmio nos últimos dias. O treinador foi punido por ter feito críticas à arbitragem durante a entrevista após a derrota para o Bahia. No entanto, o clube acredita que a punição foi excessiva e está confiante de que o STJD concederá o efeito suspensivo, permitindo que Renato comande a equipe no jogo de domingo.
A expectativa é que o STJD conceda a liberação de Renato com base nos prazos estabelecidos pelo tribunal. Como exemplo, o STJD concedeu efeito suspensivo para Rodrigo Nestor e Sabino, do São Paulo, punidos no mesmo dia que Renato e Diego Costa. Além disso, o tribunal funciona em caráter de plantão e poderia deferir ou não o efeito suspensivo no sábado.
Outras Dúvidas no Grêmio
Além da situação de Renato, o Grêmio também tem outras dúvidas para resolver antes do jogo contra o Bragantino. Os zagueiros Jemerson e Rodrigo Ely, por exemplo, tinham presença incerta devido a problemas musculares, mas estão recuperados e já participaram dos últimos dois treinamentos.
Villasanti e Soteldo, que estavam em compromissos com suas seleções nacionais, também estão de volta ao clube. O volante participou do treino de quinta-feira, enquanto o atacante tem previsão de treinar nesta sexta-feira.
Provável Escalação
Com a provável liberação de Renato, o Grêmio tem uma escalação definida para o jogo contra o Bragantino. A equipe deve ser formada por Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
Se Diego Costa for liberado pelo STJD, ele deve ficar como opção no banco de reservas. O atacante foi punido com dois jogos de suspensão e está aguardando a resposta do tribunal.
O Poder do STJD
O STJD é o órgão responsável por julgar as infrações cometidas pelos clubes e jogadores durante os jogos. O tribunal tem o poder de conceder ou não o efeito suspensivo, dependendo da gravidade da infração e das circunstâncias do caso.
No caso de Renato, o clube acredita que a punição foi excessiva e está confiante de que o STJD concederá o efeito suspensivo. No entanto, a decisão final depende do tribunal e pode ser influenciada por vários fatores.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores