O futebol brasileiro está perdendo um talento jovem e promissor. Ruan Santos, zagueiro do Cruzeiro, foi vendido para o Al Bataeh, dos Emirados Árabes, por três temporadas. A transferência é resultado de um acordo que mantém 30% dos direitos econômicos do jogador no clube mineiro.
A Negociação
A negociação foi fechada após uma semana de conversas entre as partes. O Al Bataeh, que está na reta inicial da liga dos Emirados, acumula um empate e uma derrota em duas rodadas. Ruan Santos, que estava emprestado ao Vila Nova-GO, terá a oportunidade de se destacar no futebol árabe.
O interesse do Al Bataeh pelo jogador foi antecipado na semana passada, enquanto as partes ainda definiam os moldes ideais para sacramentar a negociação. O Cruzeiro aproveitou a oportunidade para manter uma parcela dos direitos econômicos do jogador.
A Carreira de Ruan Santos
Ruan Santos chegou ao sub-20 do Cruzeiro há dois anos, após passagem pelo Palmeiras. O jogador se destacou com a equipe júnior e estreou pelo profissional ainda naquela temporada, sob comando de Paulo Pezzolano.
No ano passado, último dele no sub-20, foi titular absoluto do time de Fernando Seabra nas conquistas do Mineiro e da Copa do Brasil da categoria. Começou 2024 integrado ao elenco, mas não recebeu oportunidades e foi repassado ao Vila Nova.
O Desempenho no Vila Nova
Ruan começou bem a trajetória no clube goiano, disputando o campeonato estadual e a Copa Verde. O jogador, inclusive, foi titular nas duas finais, mas o torneio regional acabou sendo divisor de águas para a passagem dele no Tigre.
Com a derrota para o Paysandu, por 6 a 0, o jogador foi um dos afastados pela diretoria. Logo na sequência, sofreu lesão. Recuperado, Ruan Santos foi reintegrado ao grupo, mas não ganhou novas oportunidades.
O Futuro no Al Bataeh
No Al Bataeh, Ruan Santos terá a parceria de seis jogadores brasileiros: o zagueiro Rafael Pereira, os meias Neto, Ivonei e Paulinho, e os atacantes Álvaro e Weberty. A janela de transferências fica aberta até 1º de outubro, o que significa que o jogador terá tempo para se adaptar ao novo clube.
A transferência de Ruan Santos é um exemplo de como o futebol brasileiro está perdendo talentos jovens e promissores para o futebol internacional. No entanto, também é uma oportunidade para o jogador se destacar em um novo mercado e ganhar experiência internacional.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores