Os alagamentos que devastaram Porto Alegre em maio deste ano entrelaçaram as vidas de duas pessoas que nunca imaginariam se encontrar em uma situação tão dramática. Thiago Maia, volante do Inter, e Evair Carneiro, uma aposentada de 71 anos, se tornaram amigos após o jogador resgatá-la durante as enchentes que atingiram a cidade.
Um resgate heroico
Thiago Maia foi um dos civis que se atirou na água para resgatar pessoas e animais. A imagem dele com uma senhora nas costas e água até o peito viralizou nas redes sociais e virou notícia. Era dona Evair, que mora no 10º andar de um prédio no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre. Das 125 pessoas que habitam o condomínio, restavam apenas cinco no prédio, já sem água, luz e gás.
A aposentada recorda o momento em que Thiago Maia a resgatou: “Ele não tinha como chegar até mim. Ficou aberto só o portão pequeno do prédio. Ele foi herói mesmo. Entrou com a água já no pescoço e foi até o primeiro andar.” Thiago Maia também lembra do momento: “Ela estava sozinha e não sabia o que fazer. Eu pedi o número do filho dela, mas ela não sabia. Peguei uma bolsa onde tinha os contatos e liguei para falar que estava com ela. Depois ele soube quem eu era. O importante é que ela está bem. Até me prometeu fazer um bolo. Estou devendo uma visita.”
Um reencontro aguardado
Quatro meses depois, dona Evair e Thiago Maia ainda esperam pelo reencontro, agora em uma situação mais calma de quando se conheceram. A rotina de viagens, treinos e jogos do volante colorado surge como empecilho, mas com bom humor ela espera com paciência do tamanho da gratidão que carrega.
A aposentada aguarda Thiago Maia com um bolo de chocolate e uma grande gratidão: “Tem o bolinho aqui, mas ele não vem. Nunca pode, né? Puxo a orelha dele. Uma gratidão muito grande. Eles saíram do conforto e se arriscaram na água para ajudar o povo.”
Um reencontro quase ocorrido
O esperado reencontro quase ocorreu no Beira-Rio. O volante enviou ingressos para dona Evair acompanhar o jogo do Inter contra o Juventude pela Copa do Brasil, em julho, após a reabertura do estádio colorado. Porém, Thiago estava lesionado e não conseguiu vê-la.
– A dona Evair foi a um jogo, mas eu adoeci e não nos encontramos. Nos falamos por WhatsApp. Que ela possa vir e vire um amuleto para nós – torce Thiago Maia.
Um novo encontro agendado
Thiago Maia procurou dona Evair na última segunda-feira e a convidou para acompanhar a partida diante do Fortaleza, nesta quarta. A aposentada não poderá comparecer ao Beira-Rio, mas agendou a presença para a próxima segunda-feira, quando o time de Roger Machado medirá forças contra o Cuiabá.
– Nós vamos ganhar e o Thiago fará um gol. Tenho de pensar positivo sempre, né? – diz dona Evair.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores