O mercado de transferências é sempre um momento de grande expectativa para os clubes de futebol. No caso do Grêmio, a última janela de transferências trouxe seis novos jogadores para o time, e três deles já se estabeleceram como titulares. É um desempenho impressionante, considerando que a maioria desses reforços veio do exterior e precisou se adaptar ao futebol brasileiro.
A busca por jovens talentos
O Grêmio, liderado pelo executivo de futebol Luis Vagner Vivian e o vice-presidente Antônio Brum, procurou jovens jogadores com perspectiva de desenvolvimento e potencial de futuras vendas. Matías Arezo, Aravena e Monsalve são exemplos disso. Essa estratégia pode ser vista como uma aposta no futuro do clube, pois esses jogadores ainda têm muito a crescer e podem se tornar pedras preciosas no time.
Os titulares
Entre os reforços que se estabeleceram como titulares, Jemerson é um dos mais destacados. O zagueiro foi anunciado em maio, mas só pôde estrear em julho. Depois de um período de adaptação, ele se tornou um dos líderes no setor defensivo e titular em quase todos os jogos em que esteve disponível. Outro jogador que se destacou é Martin Braithwaite, o centroavante dinamarquês que marcou três gols em cinco jogos e se tornou o titular atualmente.
Monsalve também é um dos jogadores que ganhou espaço no time. O colombiano foi quem mais demorou para ganhar oportunidade, mas desde a estreia, ele mostrou boas valências e ganhou admiração da torcida. Ele soma sete partidas, com dois gols e duas assistências.
Os que precisam mostrar mais
No entanto, nem todos os reforços tiveram o mesmo sucesso. Matías Arezo, o centroavante uruguaio, ainda não marcou gols em cerca de 90 minutos totais em campo. Ele precisa mostrar mais para ganhar espaço no time. Aravena, o atacante chileno, também precisa mostrar mais. Ele tem apenas quatro jogos no Grêmio e precisa de mais minutos em campo para provar seu valor.
O caso de Rodrigo Caio
Rodrigo Caio é um caso à parte. O zagueiro integrou o elenco gremista no início de junho, mas ainda não atuou muito. Ele jogou cerca de 20 minutos no empate diante do Palmeiras, há dois meses. Ainda em busca de melhores condições físicas, ele chegou a atuar no time B em jogo da Copa FGF.
Em resumo, a última janela de transferências foi um sucesso para o Grêmio, com três reforços se estabelecendo como titulares. No entanto, há ainda muito trabalho a ser feito para que os outros jogadores mostrem seu potencial e contribuam para o time.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores