O Grêmio sofreu uma derrota frustrante na sua volta à Arena após mais de quatro meses. O time começou bem, apesar de ter um jogador expulso antes de 20 minutos de partida. No entanto, conseguiu se portar bem e abrir 2 a 0 no placar. Mas, em um espaço de 23 minutos, sucumbiu ao Atlético-MG e levou uma virada incrível.
Um começo complicado
A partida começou com um episódio controverso. O zagueiro Gustavo Martins cometeu uma falta em Deyverson e foi expulso direto. Com 19 minutos, o Grêmio ficou com 10 homens em campo. A inferioridade numérica não se refletiu em resultado, no entanto, a favor do próprio dono da casa.
O técnico Renato preferiu não recompor a zaga e só mexeu as peças que já estavam no tabuleiro. O Atlético tinha mais a bola, mas o Tricolor foi letal quando teve as chances. Braithwaite abriu o placar aos 31 minutos, e Soteldo cruzou para Cristaldo marcar o segundo gol dez minutos depois.
Uma virada incrível
No segundo tempo, o Atlético-MG se modificou. Gabriel Milito sacou dois volantes para adicionar dois pontas e dar mais volume ao ataque. O time mineiro esboçou uma pressão no início, mas o Grêmio aproveitava os contra-ataques para levar perigo.
No entanto, a partida mudou quando o Galo começou a pressionar mais. Aos 25 minutos, João Pedro cometeu pênalti em Palacios, e Scarpa converteu dois minutos depois. Com um a menos e postura ainda mais defensiva, a missão do Grêmio era segurar o ímpeto do adversário.
Tudo corria bem até os acréscimos, quando o plano desabou em três minutos. Aos 47 minutos, João Pedro cometeu outro pênalti ao tocar com a mão na bola. Palacios empatou. Abalado, o Tricolor viu o rival invadir sua área facilmente. Marchesín até salvou uma bomba de Arana, mas Vargas apareceu livre entre os defensores para tocar de cabeça e decretar a incrível virada atleticana aos 50 minutos.
Erros infantis
O técnico Renato lamentou a derrota e citou “erros infantis” como a causa do revés. “Hoje perdemos por erros nossos, todos erros infantis. Não pode acontecer tantos erros infantis numa partida. A conta vai chegar, e infelizmente ela chegou”, disse.
O Grêmio volta a se preocupar com a parte de baixo da tabela do Brasileirão. Quando vencia parcialmente, chegou a estar em nono lugar, mas agora estaciona em 14º, de olho nos adversários na briga contra o rebaixamento.
Um banho de água fria
A derrota foi um banho de água fria para o Grêmio na sua volta à Arena. O time precisará se recuperar rapidamente para evitar uma crise maior. A próxima partida será crucial para o Tricolor, que precisa de uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores