Depois de mais de quatro meses sem jogar em casa, o Grêmio finalmente volta à sua Arena para enfrentar o Atlético-MG no domingo. No entanto, alguns jogadores do elenco do técnico Renato Portaluppi ainda não tiveram a chance de atuar no estádio pelo clube. São oito atletas que ainda não jogaram na Arena pelo Grêmio, sendo que quatro destes nem conhecem o estádio.
Os estrangeiros que ainda não conhecem a Arena
Os quatro estrangeiros que chegaram em julho, Braithwaite, Arezo, Monsalve e Aravena, entrarão pela primeira vez no estádio do Grêmio. Braithwaite e Monsalve devem ser titulares e são dos principais nomes do Tricolor no momento. Eles ainda não tiveram a chance de jogar em casa devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio.
Jogadores brasileiros que já conhecem a Arena
Os quatro jogadores brasileiros listados, Edenilson, Rafael Cabral, Jemerson e Rodrigo Caio, já atuaram pelo menos uma vez na Arena, mas não pelo Grêmio. Edenilson e Rafael Cabral estrearam antes mesmo do episódio das enchentes, mas não a tempo de jogar em Porto Alegre. Já Jemerson atuou na Arena só uma vez, em 2015, quando estava no Atlético-MG, adversário do fim de semana. Rodrigo Caio jogou no estádio cinco vezes, sendo três pelo São Paulo e as outras duas pelo Flamengo.
A expectativa para o jogo contra o Atlético-MG
Da lista, alguns nomes sequer devem estar em campo, casos de Rafael Cabral, reserva de Marchesín, e Rodrigo Caio, que tem apenas 20 minutos em campo pelo time de Renato Portaluppi e atuará nesta quinta com a equipe sub-20. Os outros podem ter a chance de jogarem com a torcida a favor. Braithwaite, Monsalve e Jemerson devem ser titulares e certamente farão a estreia tão aguardada na Arena. Aravena, Arezo e Edenilson devem ficar como opções no banco de reservas e com chances de entrar ao longo da partida.
O estádio ainda em recuperação
O reencontro com a torcida na Arena será no domingo, em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão. A projeção de público é entre 12 e 13 mil pessoas, e os ingressos começaram a ser vendidos nesta quarta-feira. O local ainda utiliza geradores e não tem abastecimento de luz. O estádio ainda vai funcionar de forma parcial, apenas com abertura do anel inferior, enquanto segue recuperando as estruturas prejudicadas. O auditório, por exemplo, segue fechado e sem condição de uso, com parte das cadeiras retiradas.
O retorno do Grêmio à sua casa
Assim, o Tricolor volta para seu estádio depois de mais de quatro meses. O último jogo disputado na Arena ocorreu no dia 20 de abril, na vitória sobre o Cuiabá. A casa gremista ficou mais de 20 dias com o campo e outros ambientes abaixo d’água. O Grêmio aproveita a primeira semana cheia desde março para se preparar para o jogo contra o Atlético-MG e fazer a estreia de alguns jogadores na Arena.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores