Um novo capítulo na carreira de João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho, está prestes a começar. O jovem atacante de 19 anos foi contratado pelo Burnley, time da Inglaterra, mas o técnico Scott Parker já deu um tom de cautela sobre as expectativas em torno do jogador. Enquanto isso, João Mendes também estreou pelo time juvenil B do Barcelona, um clube que já faz parte da sua história.
Um jogador em desenvolvimento
Scott Parker, técnico do Burnley, comentou sobre a chegada de João Mendes ao clube. Ele enfatizou que o jovem atacante é visto como um jogador em desenvolvimento e que o clube tem um projeto para ajudá-lo a crescer como jogador. Parker também pediu que não se coloque mais pressão sobre João Mendes, já que ele sabe por que está vindo para o clube e o que é esperado dele.
O Burnley, que foi o 19º colocado da Premier League na última temporada, disputará a Championship, segunda divisão inglesa, na temporada 2024/25. João Mendes chegou ao Reino Unido no início da última semana, fez exames médicos e assinou contrato com o clube até 2026.
Uma carreira em construção
João Mendes iniciou sua carreira de jogador na base do Cruzeiro, onde atuou por quatro temporadas. Em 2023, levado por Ronaldinho, fez testes no Barcelona e, após ser aprovado, assinou contrato com o sub-19 do clube catalão. Ele ficou na Catalunha até o fim de junho desse ano, quando o vínculo foi encerrado.
O jovem é fruto do relacionamento de Ronaldinho Gaúcho com Janaína Natielle Mendes, ex-bailarina. Na época do teste na Toca da Raposa, a mãe foi uma das responsáveis pela decisão de levar o garoto para as categorias de base do Cruzeiro. João chegou à Toca da Raposa em maio de 2018, quando tinha 13 anos. No ano seguinte, quando completou 14 anos, o jovem firmou acordo com a Raposa para treinar na categoria sub-14.
Um futuro promissor
João Mendes participou de competições de base da Raposa e também ganhou títulos nas categorias que participou. Agora, com a sua transferência para o Burnley, ele terá a oportunidade de crescer como jogador e se desenvolver em um ambiente mais competitivo. Embora o técnico Scott Parker tenha dado um tom de cautela sobre as expectativas em torno do jogador, é claro que João Mendes tem um futuro promissor pela frente.
A influência do pai
Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, certamente teve um papel importante na carreira de João Mendes. Ele levou o filho para fazer testes no Barcelona e também foi fundamental na decisão de levar o garoto para as categorias de base do Cruzeiro. Agora, com a transferência de João Mendes para o Burnley, é provável que Ronaldinho Gaúcho continue a ter uma influência importante na carreira do filho.
Um novo desafio
João Mendes agora enfrentará um novo desafio em sua carreira. Ele precisará se adaptar a um novo clube, a um novo país e a um novo estilo de jogo. No entanto, com a sua habilidade e a sua dedicação, é provável que ele consiga superar esses desafios e se tornar um jogador importante no Burnley.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores