O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para buscar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Nilton Santos, o jogo terminou empatado por 1 a 1. Em caso de um novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Tiquinho fora e Almada entre os relacionados para Copa do Brasil
Com isso, o Alvinegro também trabalha com essa possibilidade, mais especificamente o titular da posição no gol: o goleiro John. O defensor vive a temporada mais desafiadora da carreira, com maior número de jogos entre os clubes que já defendeu – são 26 em 2024; ele havia feito 15 jogos pelo Santos em 2020.
John, testado apenas uma vez na decisão
A última e única vez foi pelo Internacional, em 2023, e justamente nas oitavas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho devolveu o revés por 3 a 1 ao América-MG e coube a John participar da decisão nos pênaltis, mas foi eliminado por 5 a 4. Ele achou o lado certo em duas das cinco cobranças, mas não conseguiu defender nenhuma delas.
Gatito experiente
Embora John seja o titular, Artur Jorge terá uma opção mais experiente no banco de reservas. O paraguaio Gatito Fernández, jogador que mais entrou em campo pelo Botafogo do atual elenco, é um nome que pode ajudar no quesito. Inclusive, na última semana, ele esteve com o Paraguai em disputa de pênaltis nos Jogos Olímpicos de Paris, contra o Egito, nas quartas de final, mas foi eliminado.
Histórico contra o Bahia
Bahia e Botafogo se enfrentaram apenas uma vez em decisão por disputa de pênalti, em competição oficial. Foi pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana em 2018. Na ocasião, foi o Bahia quem levou a melhor, vencendo no Nílton Santos por 5×4 nos pênaltis, depois de duas vitórias dos mandantes por 2 a 1.
Conclusão
O Botafogo entra neste confronto com a missão de conseguir a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Com a ausência de Tiquinho e a presença de Almada entre os relacionados, o time carioca terá opções no ataque. No entanto, a decisão da vaga poderá ser definida nos pênaltis, e o goleiro John, que tem experiência limitada neste tipo de situação, terá a oportunidade de se destacar. Apesar disso, o Botafogo também conta com a experiência de Gatito Fernández, que pode ser uma alternativa importante no banco de reservas.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores