Considerado uma das maiores promessas do futebol sul-americano da atualidade, Luciano Rodriguez, atacante do Bahia, tem chance de estar em campo neste sábado, quando o time enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Mas você sabia que a compra mais cara da história do Nordeste pode ser considerada um “Moleque de Xerém”? Isso porque ele chegou a ter uma passagem pela categoria de base do Tricolor, apesar de ter ficado pouco tempo.
A passagem pela base do Fluminense
Em 2020, quando tinha apenas 17 anos, Luciano foi convidado para um período de testes em Xerém, junto com seu irmão Emiliano Rodriguez, que hoje defende o Atlético-GO. No entanto, nenhum dos dois teve muito sucesso durante essa experiência. Profissionais do clube citaram alguns motivos para que Lucho não tenha continuado na base do Fluminense, como a falta de atuações de destaque – algo considerado normal devido à sua pouca idade – e também a dificuldade de adaptação ao Brasil, levando-o a preferir voltar ao Uruguai após os testes.
A profissionalização e a explosão no futebol
Após retornar ao Uruguai, Luciano se profissionalizou no Progreso e, posteriormente, se transferiu para o Liverpool-URU, onde explodiu. Sua boa atuação no clube uruguaio chamou a atenção do Bahia, que investiu 12 milhões de dólares (R$ 65,3 milhões) para contratá-lo, tornando-o a maior compra da história do futebol nordestino.
Destaque na seleção uruguaia
Além de sua carreira no clube, Luciano Rodríguez também se destacou na seleção uruguaia. Ele foi o herói do título mundial Sub-20 do Uruguai, conquistado no ano passado, na Argentina, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Itália na final. Além disso, o atacante já disputou dois amistosos pela seleção principal do Uruguai, contra México e Costa do Marfim.
As maiores contratações do futebol nordestino
A contratação de Luciano Rodríguez pelo Bahia é a maior da história do futebol nordestino, superando o valor pago pelo volante Jean Lucas, também pelo Bahia, que custou R$ 27,1 milhões. Outras grandes compras da região incluem Caio Alexandre (Bahia), Moisés (Fortaleza) e Jhoanner Chávez (Bahia).
Expectativa para a estreia no Brasileirão
Após sua passagem pela base do Fluminense e sua explosão no futebol uruguaio, Luciano Rodríguez chega ao Bahia com a expectativa de ser uma das estrelas do time nesta temporada do Campeonato Brasileiro. A estreia do atacante pode acontecer neste sábado, quando o Bahia enfrenta o Fluminense, no Maracanã.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores