O Red Bull Bragantino, equipe paulista da Série A do Campeonato Brasileiro, está realizando uma reforma no estádio municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, para utilizá-lo enquanto o seu estádio tradicional, o Nabi Abi Chedid, passa por uma transformação em uma arena moderna.
Reforma do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques
As obras no estádio municipal tiveram início em fevereiro deste ano, com etapas de terraplenagem e demolições. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na área do campo. A reforma é administrada pela Arena Events/Venues, empresa especializada no setor, que também atuou na construção do novo Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD) do clube, em Atibaia.
O Bragantino investirá cerca de R$ 22 milhões em melhorias para adequar a capacidade do estádio municipal para 10 mil torcedores. Entre as principais alterações, estão previstas a instalação de um novo sistema de drenagem, iluminação, vestiários, lanchonetes, acessibilidade, arquibancadas novas e estrutura para imprensa. Essas melhorias ficarão para a cidade quando o time voltar a atuar no Nabi Abi Chedid.
Concessão do Estádio Municipal
O clube solicitou a concessão do estádio municipal de Bragança Paulista porque o Nabi Abi Chedid não poderá receber jogos durante as obras de transformação em arena. A concessão foi estabelecida por 42 meses, podendo ser prorrogada por mais seis meses. Durante esse período, o Bragantino ficará responsável pelas melhorias e reformas, além da publicidade e cobrança de ingressos para os jogos.
Reforma do Nabi Abi Chedid
Quando assumiu a gestão do Bragantino em 2019, a Red Bull realizou uma reforma no Nabi Abi Chedid, com pintura das arquibancadas, melhorias no gramado e ajustes nos vestiários, mantendo as tradições do estádio. Agora, o clube planeja transformá-lo em uma arena com capacidade para 20 mil torcedores, atendendo às exigências da Conmebol para partidas de competições internacionais.
Ainda não há uma data definida para o início das obras de transformação do Nabi Abi Chedid, mas a possibilidade é que isso ocorra em 2025, após o Bragantino iniciar a sua temporada no estádio municipal Cícero de Souza Marques. O projeto prevê a instalação de grama natural, em vez da sintética, e a manutenção de uma torcida próxima ao campo, como acontece atualmente.
Benefícios para a Cidade
Ao final do contrato de concessão, o Bragantino terá que entregar o estádio municipal em condições semelhantes ou melhores do que as encontradas no início da parceria. Isso significa que a cidade de Bragança Paulista irá se beneficiar com as melhorias realizadas no Cícero de Souza Marques, que poderá ser utilizado pela prefeitura com autorização prévia do clube.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores