Neste domingo, o Corinthians deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao vencer o Bahia por 1 a 0 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O técnico argentino Ramón Díaz promoveu a estreia de André Ramalho e analisou como a estratégia tática foi fundamental para a vitória fora de casa.
Adaptação ao esquema tático
Ramón Díaz afirmou que a equipe se adaptou muito bem ao esquema tático adotado para a partida, com a equipe tendo capacidade e características para jogar de diferentes maneiras. Segundo ele, a escolha do sistema de jogo levou em consideração as características do Bahia, uma equipe que joga bem pelo meio e tecnicamente forte.
Leitura do jogo
O auxiliar Emiliano Díaz, filho de Ramón, explicou que a comissão técnica nunca se fecha em um esquema específico, mas analisa cada adversário e a situação do elenco disponível para definir a melhor estratégia. Segundo ele, no primeiro tempo a equipe teve um desempenho praticamente perfeito, enquanto no segundo tempo enfrentou um pouco mais de dificuldades, mas conseguiu controlar bem a partida.
Pontos fortes do Bahia
Ramón Díaz destacou a qualidade do Bahia, que vem jogando muito bem durante o campeonato, principalmente pelo meio-campo, com vários jogadores técnicos. Ele afirmou que a estratégia da equipe foi fechar bem os espaços pelo meio, com Félix, André e Cacá fazendo um grande jogo fisicamente para não deixar os jogadores do Bahia atuarem bem.
Parte física
Emiliano Díaz explicou que a melhora da equipe não foi tanto uma questão física, mas sim uma melhora na confiança e no aspecto mental dos jogadores. Segundo ele, o preparador físico do Corinthians é um dos melhores do país, mas em apenas duas semanas é difícil fazer grandes mudanças na parte física. Ele destacou que a equipe precisa jogar com intensidade e entrega, pois não merecem estar na situação em que se encontravam.
Yuri Alberto
Tanto Ramón quanto Emiliano Díaz elogiaram a atuação de Yuri Alberto, que foi um dos jogadores mais importantes da partida, iniciando a pressão com um primeiro tempo praticamente perfeito. Emiliano afirmou que Yuri precisa de apoio e carinho da torcida, pois é questão de tempo para ele começar a balançar as redes com regularidade.
A vitória deixou o Corinthians com 18 pontos, três acima do Vitória, que abre a zona de rebaixamento. O Timão saltou da 17ª para a 14ª colocação do Brasileirão. Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o Grêmio, na Neo Química Arena.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores