Atleta recebeu uma camisa do ex-time e foi aplaudido pelo estádio Monumental lotado; comemoração acontece uma semana após a repercussão de música racista por parte de jogadores da seleção argentina. O River Plate fez uma homenagem para Enzo Fernandéz, ex-jogador do time, pela conquista da 16ª Copa América da Argentina. A celebração ocorreu neste domingo, no intervalo da partida contra o Lanús, e o volante recebeu os aplausos do estádio Monumental lotado, em Buenos Aires.
Enzo Fernandéz recebe homenagem do Rover Plate pela Copa América
Enzo foi ovacionado no gramado ao ser recebido por membros do clube e receber uma camisa 13, número com que defendeu o River Plate em todas as passagens pelo profissional da equipe. A homenagem é resultado do desempenho do volante na Copa América 2024, em que foi titular na maioria das partidas.
Homenagem após confusão envolvendo jogadores argentinos
A homenagem vem logo depois de uma semana com muitas notícias que envolvem o nome de Enzo. Há uma semana, o volante foi o autor de uma transmissão que deu origem à confusão entre Argentina e França, em que jogadores argentinos apareciam cantando uma música de cunho racista e homofóbico na comemoração do título da Copa América.
Letra da música racista
“Eles jogam pela França, mas são de Angola, que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais, a mãe deles é nigeriana, o pai deles camaronês, mas no passaporte: francês”, diz a letra da música.
Repercussão mundial e investigações
O vídeo ganhou repercussão mundial e resultou em investigações por parte da Fifa e do Chelsea, clube de Enzo, além de pronunciamentos do governo argentino e da Federação Francesa de Futebol. Alguns companheiros de time do jogador condenaram à atitude dos argentinos e deixaram de seguir Fernandéz nas redes sociais.
Pedido de desculpas de Enzo Fernandéz
Enzo Fernández, por sua vez, pediu desculpas pela situação, afirmando que não tinha conhecimento prévio da letra da música e que lamenta o ocorrido.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores