O Corinthians apresenta nesta semana o seu novo técnico, Ramón Díaz, que será o sexto argentino a comandar o time. Antes dele, Daniel Passarella, capitão da seleção argentina na Copa do Mundo de 1978 e campeão mundial em 1986, também treinou o Timão em 2005, mas sua passagem foi conturbada e breve, durando apenas 15 partidas.
Passagem de Passarella no Corinthians em 2005
Passarella chegou ao Corinthians para substituir Tite e dirigir Carlitos Tevez e Javier Mascherano, contratações argentinas muito esperadas na época. No entanto, sua estreia foi uma derrota surpreendente para o Cianorte, pela Copa do Brasil. Posteriormente, o Corinthians conseguiu reverter o confronto com uma goleada no Pacaembu.
A crise se estabeleceria por outro resultado na competição de mata-mata, somada a relatos de problemas de relacionamento com jogadores e incômodo com o comportamento de Passarella. A eliminação nos pênaltis para o Figueirense, nas oitavas de final da Copa do Brasil, trouxe questionamentos e pressão sobre o argentino, que perdeu o emprego depois de uma das piores derrotas da história corintiana: 5 a 1 para o São Paulo, pelo Brasileirão, no dia 8 de maio.
Ramón Díaz estreia no Corinthians
Agora, Ramón Díaz, de 64 anos, assume o comando do Corinthians e quebra um jejum de quase duas décadas sem um técnico argentino no banco de reservas do Timão. Além de Passarella, o clube já teve outros quatro argentinos como treinadores: Armando Renganeschi em 1978, Filpo Nuñez em 1966 e 1976, Jim Lopez em 1960 e Joseph Tiger em 1944.
Desafios de Ramón Díaz
Ramón Díaz terá a chance de brigar pelos troféus da Copa do Brasil e da Sul-Americana, além de ter a missão de livrar o Corinthians da zona de rebaixamento. O Timão volta a campo nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Criciúma, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Podcast ge Corinthians
Para acompanhar todas as notícias do Corinthians, não deixe de ouvir o podcast ge Corinthians, disponível em todas as plataformas de áudio.
Assista aos jogos do Corinthians
Além do podcast, você também pode acompanhar todos os jogos do Corinthians na Globo, SporTV e ge.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores