Em pouco mais de três meses do ano de 2024, os jogadores Dudu e Rodrigo Andrade deixaram de ser peças fundamentais do elenco do Vitória devido a problemas extracampo. Titulares absolutos durante a conquista do Campeonato Baiano de abril, os dois volantes sofreram agressões de integrantes de uma torcida organizada após serem encontrados em um bar em Canabrava, nas proximidades do Barradão, em Salvador, no último domingo.
Destaques em campo
A temporada 2024 começou com Léo Condé no comando de um time que tinha os dois volantes como pilares. Tanto que a diretoria rubro-negra, que já tinha decidido comprar Dudu junto ao Volta Redonda, se esforçou para para renovar contrato de Rodrigo até o fim de 2024. A dupla seguiu em boa fase nos primeiros meses de 2024, marcados pela conquista do Campeonato Baiano sobre o Bahia.
Polêmicas fora dele
Ao mesmo tempo que se destacava em campo, Dudu se envolvia em problemas fora de dele. Em fevereiro, ele foi pilar de confusão em um camarote durante o carnaval de Salvador e terminou multado pelo Vitória e fora de uma partida. Dias depois, o meio-campista foi denunciado por uma ex-namorada por violência.
A chegada de Thiago Carpini após a demissão de Léo Condé, em maio, aumentou a cobrança no Vitória, algo decisivo para a perda de espaço de Dudu, a partir da expulsão na derrota para o Atlético-GO, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O volante cumpriu a suspensão automática contra o Cuiabá, mas também ficou fora dos seis jogos seguintes.
Últimos atos de Rodrigo Andrade
Já Rodrigo Andrade estava na segunda passagem pelo Vitória. Ele chegou ao clube, pela primeira vez, em 2018 após se destacar no Paysandu. Contudo, desde aquela época o volante sofria para se manter em forma. Ele oscilou em campo e foi emprestado para CSA e Guarani até retornar ao Leão, em 2023.
No último domingo, horas antes da confusão no bar, Rodrigo Andrade faltou a um dos treinos do Vitória e já tinha sido afastado e multado pelo clube. No total, foram 125 partidas disputadas pelo Vitória, com quatro bolas nas redes e cinco assistências.
Afastamento dos gramados
Como resultado desses episódios, Dudu e Rodrigo Andrade não jogam mais pelo Vitória em 2024. Dudu vai treinar em turno oposto ao do elenco enquanto a diretoria tenta negociá-lo com outra equipe. Já Rodrigo Andrade tem contrato com o Leão até o fim desta temporada e aguarda a definição de um novo clube.
Futuro incerto
No caso de Dudu, que tem contrato com o clube até 2027, o presidente rubro-negro não descarta voltar a utilizar o jogador no futuro. Já Rodrigo Andrade terá que encontrar um novo clube para dar continuidade à sua carreira após deixar o Vitória.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores