O desempenho ofensivo do Grêmio foi o principal destaque na vitória por 3 a 1 sobre o Operário-PR, pela Copa do Brasil. Apesar da atuação sem muitos brilhos, os comandados do técnico Renato Portaluppi apresentaram melhora em relação aos últimos jogos, especialmente no aspecto ofensivo.
A volta de Soteldo e o bom entendimento com Galdino e Pavón
O cenário se montou diante de um adversário da Série B do Brasileiro, o que favoreceu o Tricolor. Com o retorno do venezuelano Soteldo, o time produziu mais oportunidades do que nos confrontos anteriores. Em uma manhã inspirada, o baixinho se mostrou a grande arma para encontrar espaços na defesa paranaense. Além disso, o bom entendimento com Galdino e Pavón acabou como trunfo para sedimentar a vitória, ainda na etapa inicial.
Classificação tranquila na Copa do Brasil
Após um início em que o Operário tentou surpreender, o Grêmio inaugurou o marcador em cobrança de pênalti de Pavón. Com o controle do jogo, os gaúchos chegaram a ser surpreendidos pelo gol anotado por Ronaldo. No entanto, Soteldo, em bela jogada individual pelo meio, achou ótimo passe para Galdino, que colocou os mandantes, mais uma vez, em vantagem.
Já no segundo tempo, o ritmo do jogo diminuiu ainda mais e coube ao técnico Renato Portaluppi confirmar a classificação. Com um desconforto muscular, Edenílson deixou a equipe para entrada de Gustavo Nunes. O jovem colocou números finais na partida. O placar colocou fim a uma sequência de três jogos sem vencer.
Renato Portaluppi e a melhora do ânimo geral
Questionado sobre o momento vivido pelo Grêmio, Renato admitiu que a vitória serve para uma melhora do ânimo geral e disse que “confiança é tudo”. Mesmo assim, fez questão de ressaltar que o triunfo não deixa tudo em ordem para o Tricolor, afirmando que é preciso continuar trabalhando e tendo “vergonha na cara”.
Análise estatística da melhora ofensiva
O aspecto ofensivo citado acima também pode ser ressaltado por uma estatística específica. O Grêmio não marcava três gols em uma partida desde o dia 29 de maio, quando superou o The Strongest, da Bolívia, por 4 a 0 na Conmebol Libertadores. Desde então, foram 12 jogos sem conseguir anotar essa quantidade de gols.
Para a sequência da temporada, essa melhora do ataque pode ser um ponto anímico para tirar o clube gaúcho das últimas colocações do Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta-feira, o Tricolor enfrenta, fora de casa, o São Paulo, no Morumbi.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores