A eleição do Flamengo, que acontecerá em dezembro, já está movimentando os bastidores do clube. A decisão de Rodolfo Landim de apoiar Rodrigo Dunshee como seu sucessor na presidência dividiu a base aliada ao atual presidente. Uma parte do grupo de Landim vai apoiar a candidatura de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que é o atual presidente do Conselho de Administração.
Divisão na diretoria
Landim perdeu o apoio de três dos 17 vice-presidentes que fazem parte do Conselho Diretor. A tendência é que essa divisão aumente quando Bap anunciar sua candidatura. As peças começaram a se mexer na diretoria, e o jogo de xadrez iniciou oficialmente na sexta-feira.
Saídas de diretores
O vice-presidente de Finanças, Rodrigo Tostes, e o VP de Gabinete da Presidência, Marcelo Conti, deixaram seus respectivos cargos na sexta-feira para apoiar a candidatura de Bap. Em maio, Maurício Gomes de Mattos havia pedido desligamento do cargo de VP de Consulados e Embaixadas e anunciou que será candidato à presidência.
Acúmulo de funções
Para o lugar de Tostes, Landim não deve anunciar um substituto. O presidente acumulará o cargo e será o responsável pela pasta de Finanças até dezembro, quando sairá da presidência. No entanto, Landim não pretende deixar o Flamengo e se organiza para disputar a eleição à presidência do Conselho Deliberativo a partir do ano que vem.
Histórico de disputas
Rodrigo Tostes é um nome conhecido nos bastidores da Gávea. Ele exerceu a mesma função de VP de Finanças no primeiro mandato de Eduardo Bandeira de Mello (2013 a 2015), mas deixou o cargo em situação semelhante à atual, para apoiar a candidatura de Wallim Vasconcelos, que concorreu contra Bandeira na eleição de 2015.
Cenário para a eleição
Com a divisão na diretoria, Bap, Landim, Dunshee, Gustavo Oliveira e Rodrigo Tostes estarão em lados opostos na eleição de dezembro. A oficialização das chapas está marcada para agosto, e a campanha promete ser acirrada.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores