A final da próxima Copa do Mundo de 2030 já tem local definido: o estádio Santiago Bernabéu, sede do Real Madrid, em Madri, Espanha. Segundo informações divulgadas pelo jornal espanhol Marca, a escolha foi feita pelos países organizadores do evento – Espanha, Portugal e Marrocos – com o apoio da FIFA, que desejava que a última partida do torneio fosse realizada na capital espanhola.
A candidatura Ibero-Marroquina
A candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos para sediar a Copa do Mundo de 2030 foi oficialmente apresentada em março deste ano. Os três países divulgaram detalhes sobre o projeto, como o lema e a identidade visual da proposta.
Inicialmente, Marrocos havia apresentado uma proposta para sediar a final do evento, argumentando que a Federação Espanhola de Futebol poderia estar fragilizada pelas recentes polêmicas envolvendo o ex-presidente Luis Rubiales. No entanto, a boa relação da FIFA com o Real Madrid teria sido o fator decisivo para a escolha do Santiago Bernabéu como sede da partida final.
As sedes da Copa do Mundo de 2030
De acordo com a Marca, o plano de organização da candidatura Ibero-Marroquina prevê a utilização de 15 estádios na Espanha, 2 em Portugal e 6 em Marrocos para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2030.
Na Espanha, os estádios selecionados são: Santiago Bernabéu (Real Madrid), Camp Nou (Barcelona), RCDE Stadium (Espanyol), San Mamés (Athletic Bilbao), Metropolitano (Atlético de Madrid), La Cartuja (Sevilha), Mestalla (Valencia), Anoeta (Real Sociedad), La Romareda (Zaragoza), Riazor (Deportivo La Coruña), Balaídos (Celta), La Rosaleda (Málaga), Gran Canaria (Las Palmas), Nueva Condomina (Murcia) e El Molinón (Gijón).
Em Portugal, os jogos acontecerão no Estádio da Luz (Benfica) e no Estádio do Dragão (Porto). Já em Marrocos, as partidas serão realizadas no Gran Estadio (Raja Club), Ibn Batouta (Ittihad Riadhi), Marraquexe (Kawkab), Príncipe Moulay Abdellah (AS FAR), Agadir (Hassania) e no Fez (Wydad).
O Novo Santiago Bernabéu
O estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, passou por uma grande reforma recente, com a instalação de um telão 360º e a ampliação da capacidade de 81 mil para 84 mil torcedores. Além disso, o espaço contará com um setor super VIP, que incluirá bares, palcos e até uma discoteca.
Essa modernização do estádio do Real Madrid é vista como um fator positivo para a escolha do local como sede da final da Copa do Mundo de 2030, destacando a infraestrutura e a capacidade de receber o evento de forma adequada.
A Copa do Mundo de 2030 na América do Sul
Além dos três países organizadores da candidatura Ibero-Marroquina, a Copa do Mundo de 2030 também contará com jogos realizados em três nações sul-americanas: Uruguai, Argentina e Paraguai.
A abertura do evento será em Montevidéu, no Uruguai, para celebrar o centenário da primeira Copa do Mundo, realizada naquele país em 1930. As seleções da Argentina e do Paraguai também receberão jogos da competição em seus territórios.
Essa presença sul-americana na organização da Copa do Mundo de 2030 reforça a importância histórica e simbólica da competição, que retornará às suas origens e celebrará a centésima edição do torneio.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores