A torcida do Botafogo viveu um domingo de euforia com a contratação do meia argentino Thiago Almada. O jovem será o principal reforço da equipe na janela de transferências e tem a chegada cercada de expectativas. Revelado pelo Vélez Sarsfield, Almada tem 23 anos e está no Atlanta United desde 2022, sendo um dos três melhores jogadores da última MLS. O artigo a seguir apresenta cinco curiosidades sobre o novo jogador do Glorioso.
Talento de berço
Thiago nasceu no bairro Ejército de los Andes, conhecido como Fuerte Apache, um dos mais pobres da Ciudadela, perto da cidade de Buenos Aires. É o mesmo local onde Carlitos Tévez, ídolo do Boca e do Corinthians, nasceu e cresceu. O prédio em que Carlitos viveu até os 14 anos tem uma pintura do jogador na lateral, e Thiago fez uma homenagem recente ao bairro após marcar um gol pelo Atlanta United na Major League Soccer. O local é conhecido por ser muito violento, mas Almada destacou que era pior na época de Tévez, que hoje tem 40 anos, do que na dele.
Personalidade forte
Thiago cresceu nas categorias de base do Vélez Sarsfield e rapidamente se tornou titular e destaque da equipe. Apesar da baixa idade e experiência, Almada sempre mostrou personalidade. Aos 18 anos, foi cobrador de pênalti e se tornou o mais jovem jogador a marcar um gol dessa forma com a camisa da equipe. Em 2021, aos 20 anos, já vestia a camisa 10 e era o principal jogador da equipe de Liniers na disputa da Conmebol Libertadores.
Peso de ouro
Os R$ 137,4 milhões que John Textor vai pagar ao Atlanta United para contar com o jogador fazem dele a contratação mais cara da história do futebol brasileiro em valores nominais. Mas isso não é uma novidade para ele. Quando deixou o Vélez Sarsfield rumo à equipe americana, o custo foi de 18 milhões de dólares, que fizeram dele a contratação mais cara da história da Major League Soccer.
Belo começo
Thiago tem uma carreira ainda curta no futebol profissional, com enorme futuro pela frente. Até aqui, acumula bom desempenho e destaque individual, mas em termos de sucesso coletivo, tem apenas um título: a Copa do Mundo de 2022, no Catar. O jovem meia não estava na convocação inicial de Lionel Scaloni e atuou por apenas seis minutos em todo o torneio.
Elogios de Messi
Se a participação em campo na Copa do Mundo foi pouca, na seleção da Argentina o jogador mostrou prestígio com ninguém menos que Lionel Messi. O camisa 10, ainda antes do título mundial, rasgou elogios ao companheiro, afirmando que Thiago é “um jogador muito rápido, que tem o um contra um muito bom e é muito esperto. Não teme nada, encara”.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores