O estádio da Arena do Grêmio está passando por um processo de recuperação após ser atingido pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Uma das áreas mais prejudicadas foi o gramado, que ficou submerso por mais de 20 dias. O diretor de operações do complexo, Paulo Rossi, compartilhou detalhes do processo de renovação do campo e revelou que a nova grama escolhida será melhor do que a original.
Replantio do gramado da Arena do Grêmio
O gramado da Arena começou a ser replantado no início de junho. De acordo com Paulo Rossi, a grama danificada foi completamente retirada para, então, ser plantada a de verão. Após o desenvolvimento desta, começou a ser introduzido o gramado de inverno, que irá se desenvolver ao longo do mês de julho. Essa estratégia visa garantir que o campo esteja vigoroso e em boas condições para as últimas partidas da temporada, mesmo com as possíveis variações de temperatura.
Escolha de uma nova grama inédita no país
Para a recuperação do campo, além da técnica de replantio, a administração do estádio optou por um novo tipo de grama, que não é comumente utilizada no Brasil. Segundo Paulo Rossi, essa nova grama é muito usada no sul dos Estados Unidos e na Austrália e possui características interessantes para o clima local. O diretor acredita que essa escolha possa render um desempenho até melhor do que a grama original utilizada anteriormente.
Situação atual do Grêmio
O Grêmio ainda não tem previsão de voltar a mandar jogos na Arena. A última partida realizada no estádio foi no dia 20 de abril, diante do Cuiabá. Desde então, o time vem mandando seus jogos de forma itinerante, com partidas em Curitiba e no Espírito Santo.
Embate entre Grêmio e Arena
Nos últimos dias, Grêmio e Arena vêm enfrentando um embate público. Em um texto divulgado na última quarta-feira, a gestora do estádio gremista afirmou que o presidente do clube, Alberto Guerra, solicitou judicialmente a suspensão dos pagamentos do seguro. No entanto, o dirigente rebateu essa versão.
Retorno às atividades no Rio Grande do Sul
No próximo domingo, o Tricolor volta a jogar no Rio Grande do Sul, em confronto contra o Fluminense, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Na quinta seguinte, Renato Portaluppi e seus comandados retornam à Porto Alegre para treinar no CT Luiz Carvalho, que já está totalmente recuperado dos danos causados pela enchente.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores