O Campeonato Brasileiro de 2005 foi marcado por polêmicas e escândalos envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, que admitiu interferir nos resultados das partidas. O Corinthians foi o campeão daquela temporada, mas o Internacional reivindicou o título e o comentarista Neto inicialmente concordou com a reivindicação, apenas para se retratar posteriormente. O ex-jogador afirmou que o Corinthians é, de fato, o legítimo campeão daquela temporada.
**A Controvérsia do Campeonato Brasileiro de 2005**
O Campeonato Brasileiro de 2005 foi uma temporada marcada por polêmicas e escândalos envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho. Em uma entrevista, o árbitro admitiu ter interferido nos resultados das partidas, o que gerou controvérsia e questionamentos sobre a validade do campeonato. A CBF e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) investigaram os escândalos e anularam 11 jogos, incluindo um do Internacional, que repetiu a vitória sobre o Coritiba.
**A Expulsão de Tinga e a Vitória do Corinthians**
A expulsão de Tinga no jogo entre Timão e Colorado foi um dos principais motivos de polêmica daquela temporada. O ex-jogador Neto classificou o episódio como uma das maiores injustiças da história do futebol brasileiro. No entanto, o ídolo corintiano lembrou que, após o escândalo envolvendo o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho, onze jogos foram anulados, o que comprometeria as chances do time gaúcho, mesmo com a vitória no confronto direto.
**A Retratação de Neto**
O comentarista Neto inicialmente concordou com a reivindicação do Internacional de ter sido o campeão do Campeonato Brasileiro de 2005. No entanto, em uma entrevista recente, ele se retratou e disse que o Corinthians é, de fato, o legítimo campeão daquela temporada. Neto reconheceu o erro em suas afirmações e declarou que o Corinthians é o verdadeiro campeão do Brasileirão de 2005.
**As Aspas de Neto**
“Eu cometi um equívoco monstruoso, e quando erro, eu tenho a humildade de saber me retratar. Eu realmente me equivoquei, na verdade, errei muito e quem ficou bravo tem razão. Na verdade, eu sempre achei que o Internacional ganharia o título naquele jogo, e não é”, iniciou Neto.
Eu não lembrava que tinham os onze jogos (anulados por escândalo de arbitragem), e que depois o Corinthians jogou dois jogos, contra São Paulo e Santos, e acabou perdendo. Mas nesses jogos que voltaram, o Corinthians empatou com o São Paulo e ganhou do Santos”, prosseguiu.
“O Internacional, mesmo que tivesse vencido aquele jogo, não seria o campeão e eu sempre achei o contrário. Eu acabei errando ao falar isso nos Donos da Bola, não era para ser o Internacional o campeão. Na verdade, é o Corinthians o verdadeiro campeão”, concluiu Neto.
**O Legítimo Campeão do Brasileirão de 2005**
O Corinthians foi o campeão do Campeonato Brasileiro de 2005, mas a vitória foi marcada por polêmicas e escândalos envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho. O STJD anulou 11 jogos, incluindo um do Internacional, que repetiu a vitória sobre o Coritiba, e o Timão somou quatro pontos com a anulação de suas partidas. Com isso, o time paulista ficou com 81 pontos, três à frente do Inter, que foi vice-campeão. O Colorado cogitou levar o caso à Justiça, mas desistiu após pressão da CBF.

Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores







